quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PCdoB festeja seus 90 anos


Partido Comunista do Brasil comemora 90 anos de luta com programação especial durante todo o mês de março.

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB – convida o povo brasileiro, de todas as classes e frentes para festejar os 90 anos de sua fundação. No dia 25 de março de 2012 a legenda partidária que teve, até então, a mais longa presença na história brasileira, comemora nove décadas em grande estilo.

A agenda do festejo começa no dia 21 de março e segue até dia 29 com uma programação que reunirá líderes, personalidades e militantes do partido.

A grande Festa Nacional dos 90 anos do PCdoB acontece no dia 24 de março (sábado), às 19 horas, no Rio de Janeiro/RJ com uma programação cultural e política. Com show do músico Martinho da Vila, o evento que será sediado na Casa ‘Vivo Rio’, contará com a presença de representações do Partido de todo o país, autoridades e representantes de partidos políticos aliados.

Já no dia 26 de março, haverá uma Sessão Especial do Congresso Nacional em homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil. O evento será no Plenário das Sessões do Senado Federal, em Brasília/DF e contará com a presença de dirigentes partidários, lideranças parlamentares e do movimento social, autoridades dos Poderes da República além de convidados internacionalistas, representações diplomáticas e membros de delegações de todo o país. A sessão de comemoração está programada para as 17 horas.

Também em Brasília/DF, só que na Câmara dos Deputados, acontece de 19 a 29 de março a Exposição Iconográfica: 90 anos de história do PCdoB. A abertura solene da mostra ‘Socialismo com a cara do Brasil’ será no dia 21 de março, às 17 horas. (*leia mais sobre a mostra no fim do texto)

E para encerrar as comemorações, o partido preparou uma edição especial de seu programa televisivo em cadeia nacional, que homenageia seus 90 anos. Este será exibido no dia 29 de março, pontualmente às 20h30 em todas as TVs abertas em rede nacional e também nas emissoras de rádios públicas.

Atos de confraternização irão percorrer o país de Norte a Sul. Operários e assalariados; sertanejos e camponeses; juventude, mulheres, intelectuais e comunistas de todo o Brasil, irão participar desta comemoração histórica, em formas diversas, mas com a mesma emoção. É uma festa dos comunistas, dos trabalhadores e também uma festa da democracia brasileira, da qual o PCdoB tem sido um guardião, mesmo à custa de muitas vidas. Os democratas e os patriotas são todos à festa do PCdoB.

HISTÓRIA

Em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, pelas mãos de um grupo de trabalhadores e intelectuais nasceu o Partido Comunista do Brasil. Seu itinerário de 90 anos de lutas se funde com as diferentes etapas da história do país. Constante nesta trajetória é a bandeira do socialismo que nos seus punhos se manteve sempre alta. Socialismo que, na atualidade, – rejuvenescido e renovado pela experiência histórica – é apresentado pelo PCdoB como a alternativa capaz de assegurar um novo avanço civilizacional para o Brasil – salto este que hoje tem por caminho a realização do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para todos.

Esta luta, que vem desde a República Velha, atravessa ditaduras, regimes autoritários, pequenas hiatos de liberdade, até a contemporaneidade – quando, desde 1985, o PCdoB vive seu período mais duradouro de atuação legal –, resulta num legado de batalhas e realizações em prol da democracia, da soberania nacional, dos direitos dos trabalhadores, da paz e da solidariedade entre os povos. Tal legado é fruto da militância revolucionária de várias gerações de comunistas nas quais estão presentes inúmeros heróis do povo brasileiro.

Desde os fundadores de 1922 – simbolicamente personalizados no talento de Astrojildo Pereira – aos que o dirigiram nos tumultuados e enriquecedores anos de meados do século passado – cuja expressão é o destacado líder popular, Luiz Carlos Prestes –, até o período recente quando se agiganta o papel de João Amazonas como construtor e ideólogo do Partido Comunista que vicejou e se projetou para o século 21.

PROGRAMAÇÃO

24/03/2012 – 19h – Casa VIVO RIO, Rio de Janeiro/RJ

* Brasil em Festa – 90 anos do PCdoB. Evento com programação cultural e política. O destaque da parte cultural será o show de Martinho da Vila. A cenografia e direção de Elifas Andreato. Presentes: representantes do Partido de todo o país, aliados, delegações internacionalistas e amigos;

26/03/2012 – 17h – Congresso Nacional, Brasília/DF

* Sessão Especial em Homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil no Congresso Nacional. O ato será no Plenário das Sessões do Senado Federal. Convidados: dirigentes partidários, lideranças parlamentares e do movimento social, autoridades, internacionalistas e representações diplomáticas;

21/03/2012 – 17h – Câmara dos Deputados, Brasília/DF

* Exposição Iconográfica: 90 anos de história do PCdoB. Mostra ‘Socialismo com a cara do Brasil’. Abertura solene com presença de autoridades e representantes do PCdoB.

A exposição multimídia reúne textos, fotos, áudios e vídeos que narram os principais fatos da história do Partido Comunista do Brasil. Em destaque, personagens e episódios que atestam a presença marcante dos comunistas na história do país e seu legado à construção da nação. A exposição mostrará como o vínculo entre os comunistas e o Brasil se projeta do passado aos dias atuais e como o Partido atravessou as diferentes fases da história da política brasileira no período de autoritarismo e da ditadura. Levará em conta também, que mesmo sob férrea perseguição, o partido contribuiu para a construção do país e é por isso que, estará em destaque na exposição, contar a história do PCdoB é também contar a história do Brasil. A mostra ficará em exposição do dia 19 a 29 de março.

Vale ressaltar que uma versão compacta da mostra poderá será exposta em assembléias legislativas, câmaras municipais, centros culturais, sindicatos e espaços alternativos de diferentes estados brasileiros.

29/03/2012 – 20h30 – TVs Aberta de Todo o Brasil

* Programa de TV e Rádio alusivo aos 90 anos do PCdoB, duração de 10 minutos. As organizações do Partido devem promover eventos em todo país para se assistir o programa, seguido de debates, atos e festas locais de comemoração.

Secretaria Nacional de Comunicação do PCdoB - (11) 3054-1800

Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB - José Reinaldo Carvalho - (11) 3054-1800

Presidente PCdoB> Renato Rabelo - (11) 3054-1800

http://www.pcdob.org.br/

Carol Alencar

MTB 593/MS

Assessoria de Imprensa do PCdoB Nacional

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012