Ciclo de Encontros “A natureza da criança” traz para Campo Grande brincantes e pesquisadores da Infância Brasileira
O Centro de Cultura da infância Espaço Imaginário promove encontro para pais, educadores e artistas Lydia Hortélio é uma das palestrantes convidadas para realçar importância da cultura infantil na sociedade
O respeito à essência da Criança deveria ser prioridade para o ser humano ‘adulto’. É na infância que ele absorve toda a energia eficaz que transcende o decorrer de sua vida, e é nesta época que a criança vivencia durante as brincadeiras e fazeres artísticos todos os sentimentos, pensamentos e atitudes que permitem uma infância saudável e feliz. Como consequência destas experiências, acontece a construção da estrutura emocional, cognitiva bem como a consciência da identidade cultural de cada uma, fundamentais para as próximas fases da vida.
Esses gostos, desejos e vontades serão tema do 1º Ciclo de Encontros – A Natureza da Criança - promovido pelo Espaço Imaginário, que acontece entre os dias 18, 19 e 20 de fevereiro em Campo Grande.
O Ciclo de Encontros - A Natureza da Criança – traz para Campo Grande um grupo de educadores, artistas e pesquisadores da Infância que vêm há muitos anos inspirando novas maneiras de ver a educação no Brasil, baseadas no tempo livre, no contato com a natureza e com a arte, na relação em grupo, na criatividade, nas brincadeiras e na valorização da cultura regional. “A proposta central do encontro é integrar diferentes esferas da sociedade com o objetivo de promover a pesquisa, a reflexão, o intercâmbio e a multiplicação da Cultura da Infância em Mato Grosso do Sul”, afirma um dos responsáveis pelo, Alexandre Basso.
Dentre os educadores responsáveis pelas palestras encontram-se a especialista na Cultura da Infância Brasileira, Lydia Hortélio (BA), a pesquisadora especialista em música, brinquedos e histórias tradicionais da Cultura Infantil Lucilene Silva (SP) e o oficineiro Adelsin (MG), que tem grande experiência em invenção de brinquedos. O encontro focalizará na música da infância e brincadeiras infantis, que são temas importantes para a grade curricular de educadores e também para os pais.
ESPAÇO IMAGINÁRIO
O Espaço Imaginário é um lugar reservado para crianças campo-grandenses ousarem nas brincadeiras e imaginação. Além de brincar muito com a natureza, a ‘criançada’ poderá aprender mais sobre a cultura brasileira através de oficinas de música, artes visuais, circo, teatro, tecnologias criativas, saúde e cultura da infância. Um Centro de Cultura com o foco principal na pesquisa e vivência da criança, propondo atividades que integram um movimento pela infância no Brasil, trazendo essa realidade para o Estado de MS.
Segundo a educadora e também responsável pelo Espaço, Lia Mattos, local irá propor a convivência dessa criança com a sua essência criativa e saudável, trazendo através de oficinas lúdicas, o real do ser criança. “Vamos por em prática tudo aquilo que pesquisamos em diferentes regiões do Brasil e do mundo e oferecer uma estrutura consistente que reúne pensadores, educadores e artistas regionais para trabalhar os desejos das crianças de MS”, revela.
O Espaço Imaginário funciona no sistema de tempo livre, em horários alternativos à escola. Os pais podem escolher o período mais adequado para os filhos aproveitarem a magia das brincadeiras da infância e conviver com diferentes linguagens artísticas.
Por ser um local de integração com a natureza e arte os horários de funcionamento das atividades são flexíveis, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Nos finais de semana acontecem programações culturais diversificadas. Podem participar crianças de 3 a 15 anos que serão acompanhadas por arte educadores, monitores e brincantes.
OFICINAS
Na linha de frente das oficinas estão artistas regionais, empenhados em trabalhar a educação infantil em sua melhor conexão com a imaginação da criança. Na oficina Musicalização Infantil, o educador e músico Jonas Feliz irá trabalhar com as crianças atividades lúdicas envolvendo a pesquisa de materiais sonoros, criação e construção de instrumentos, audições, gravações periódicas entre outras que desempenhem a função. Já a artista plástica Neska Brasil irá propor uma forma mágica de se lidar com técnicas artísticas e de todo contexto da história da arte universal, priorizando a cultura brasileira.
No palco livre do Espaço Imaginário, a artista educadora Ramona Rodrigues trabalhará através de jogos, brincadeiras e exercícios cênicos o interesse da criança com a concentração, o raciocínio, a investigação, a criatividade e potencial expressivo dentro da magia do teatro. Aline Duenha ficará com a parte de expressividade corporal e arte circense infantil, aplicando exercícios típicos e trabalhando a musculatura e equilíbrio das crianças.
Para mantermos a realidade da criança com o seu universo lúdico, o cineasta Alexandre Basso e arte educadora Lia Mattos ministrarão oficinas de Uso Criativo das Tecnologias, que tem como função propor as crianças as diferentes etapas de criação, produção e execução de vídeos e imagens. A fotografia, o cinema, a TV, o rádio e a internet são ferramentas fundamentais dessa oficina. A rádio e a TV WEB, as mostras de cinema infantil, a documentação artística das atividades e a criação coletiva das linguagens serão utilizadas pelas crianças dentro do programa da oficina.
Vale lembrar que o meio ambiente e ecologia são temas imprescindíveis no Espaço Imaginário. Os arte-educadores Adriana Galbiati, Sabine Borges e Fernando Martins serão linha de frente nesta oficina, que tem como objetivo incentivar o contato da criança com o universo da fauna e flora brasileira, principalmente de como lidar com o cerrado pantaneiro. A criação coletiva de uma agrofloresta, baseada nos princípios da permacultura, permite experimentar técnicas auto-sustentáveis de utilização e transformação dos recursos naturais, além de criar um espaço lúdico para brincadeiras, acampamentos, piqueniques e outras aventuras na natureza.
As inscrições para o 1º Ciclo de Encontros – A Natureza da Criança custam R$120 até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas através do site www.espacoimaginario.com ou na sede do Espaço que fica na Rua Ingazeira, nº 190 – Bairro Vivendas do Bosque. Mais informações pelo telefone (67) 3326-5525.