quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pós - Ciclo de Encontro - A Natureza da Criança

Brincadeiras ao ar livre

Oficina de Cantigas Populares

Oficina de Música na Infância

Oficina de Brinquedos

EDUCADORES E ARTISTAS REENCONTRARAM SUA PRÓPRIA CRIANÇA

EM TRÊS DIAS DE MUITA BRINCADEIRA E REFLEXÃO

O 1º Ciclo de Encontro “A Natureza da Criança” inaugurou neste final de semana um movimento regional independente pela pesquisa, intercâmbio e preservação da Cultura da Infância no Mato Grosso do Sul. O evento que começou com palestra aberta na sexta-feira (18/02), e encerrou no domingo (20/02) reuniu cerca de 200 pessoas.

Segundo Lydia Hortélio, convidada especial do evento, a Cultura da Criança traz todo o conhecimento natural do ser humano ainda novo, ou seja, o que ela descobre e desenvolve através de seus próprios sentidos, entre o convívio com outras crianças e com a natureza, principalmente.

O encontro reuniu educadores, artistas, pais e crianças foi realizado no Espaço Imaginário e teve a participação de diferentes instituições interessadas no tema da infância, como a OMEP - Organização Mundial para Educação Pré-Escolar, a UFMS, Casa das Cinco Pedrinhas, Casa de Ensaio, Cia das Artes, Ponto de Cultura Curumins da Mata, Circo do Mato, ISMAC - Instituto Sul-mato-grossensse para cegos, Instituto de Permacultura do Centro Oeste, PUC-Rio, entre outros.

Permeado por brincadeiras que despertou a criança de cada um dos presentes, o Encontro trouxe um vasto repertório que valoriza a brincadeira e a cultura popular na educação e promove a preservação das memórias da infância no Brasil.

O acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Henrique Ghizzi, afirma que voltou a ser criança e que esse despertar o trouxe muitas memórias que hoje em dia estão esquecidas. “As brincadeiras mesmo que simples, trazem um despertar mágico para este universo da infância. Não tenho filhos ainda, mas o futuro da humanidade esta na próxima geração e com certeza, esse cuidado é eficaz para esta prática da cultura da infância”, concretiza.

O evento de formação acontecerá mensalmente trazendo sempre novos convidados de diferentes áreas da arte e da educação do Brasil. O grupo propõe pesquisas e intercâmbios que serão a base para os trabalhos de arte educação desenvolvidos diretamente com crianças dentro e fora do Espaço Imaginário.

Conheça nosso espaço, agende sua visita pelo telefone (67) 3326.5525 ou mande-nos um email espacoimaginario@gmail.com

EQUIPE ESPAÇO IMAGINÁRIO

www.espacoimaginario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore..