segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Espaço Imaginário tem inscrições abertas para realizar o primeiro Carnavalito Imaginário

Criança aprende a fazer reco-reco e toca durante festa tradicional do Carnaval


CARNAVAL PARA CRIANÇAS NO ESPAÇO IMAGINÁRIO

O UNIVERSO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA SERÁ A INSPIRAÇÃO do CARNAVALITO IMAGINÁRIO

A maior brincadeira brasileira terá uma versão especial para crianças a partir do dia 1º de março, no Espaço Imaginário, em Campo Grande/MS.

A programação inclui divertidas atividades envolvendo as crianças em um processo de pesquisa e criação do Bloquinho Imaginário. Partindo do reconhecimento dos carnavais originais através de músicas tradicionais, enredos, personagens, fantasias e alegorias de diferentes estados do Brasil, as crianças irão recriar o seu próprio Carnaval que acontece no domingo, dia 06 de março.

Durante as oficinas as crianças terão acesso a muitas referências visuais e sonoras, aprendendo na prática com os arte-educadores e monitores da casa. Construir instrumentos musicais, inventar fantasias, planejar o cenário e ensaiar as danças e as evoluções do Bloquinho Imaginário são algumas das atividades propostas.

As oficinas acontecem de 01 a 04/03 das 14 às 18 hs, recebendo crianças de 03 à 15 anos que serão acompanhadas pela equipe do Espaço Imaginário.

O bailinho de carnaval acontece no dia 06/03 das 15 às 20 hs. As crianças devem vir acompanhadas pelos pais.

O combinado para todos os dias custa R$ 130,00

Os dias de oficinas individuais custam R$ 40,00

Reservem suas vagas e divirtam-se!!


Espaço Imaginário
Rua Ingazeira, 190 - Vivendas do Bosque
Campo Grande - MS
Informações - Fone: 3326.5525
www.espacoimaginario.com

Confira programação dia a dia do Carnavalito Imaginário

Terça-feira, 01 de março:

- Pesquisa sobre a origem do carnaval e a importância do carnaval no Brasil.

- Escolha do tema do Carnavalito e exposição de imagens das diferentes manifestações que ocorrem pelo país.

- Contação de histórias sobre os carnavais e exposição de idéias por parte das crianças a respeito do carnaval.

- Planejamento e criação das fantasias e dos personagens e adaptação do carnaval a temática escolhida.

Quarta-feira, 02 de março:

- Oficina de confecção de instrumentos musicais e início da montagem da exposição;

- Apreciação das Marchinhas de Carnaval;

- Confecção das fantasias e adereços;

Quinta-feira, 03 de março:

- Formação dos blocos de carnaval;

- Ensaio das danças e brincadeiras carnavalescas;

- Confecção das fantasias.

Sexta-feira, 04 de março:

- Ambientação do salão de baile;

- Ensaio das danças;

- Ensaio com os instrumentos produzidos;

- Fechamento de todas as atividades da semana.

Domingo, 06 de março:

- Bailinho de Carnavalito do Espaço Imaginário.

- Exposição dos instrumentos musicais tradicionais do carnaval.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pós - Ciclo de Encontro - A Natureza da Criança

Brincadeiras ao ar livre

Oficina de Cantigas Populares

Oficina de Música na Infância

Oficina de Brinquedos

EDUCADORES E ARTISTAS REENCONTRARAM SUA PRÓPRIA CRIANÇA

EM TRÊS DIAS DE MUITA BRINCADEIRA E REFLEXÃO

O 1º Ciclo de Encontro “A Natureza da Criança” inaugurou neste final de semana um movimento regional independente pela pesquisa, intercâmbio e preservação da Cultura da Infância no Mato Grosso do Sul. O evento que começou com palestra aberta na sexta-feira (18/02), e encerrou no domingo (20/02) reuniu cerca de 200 pessoas.

Segundo Lydia Hortélio, convidada especial do evento, a Cultura da Criança traz todo o conhecimento natural do ser humano ainda novo, ou seja, o que ela descobre e desenvolve através de seus próprios sentidos, entre o convívio com outras crianças e com a natureza, principalmente.

O encontro reuniu educadores, artistas, pais e crianças foi realizado no Espaço Imaginário e teve a participação de diferentes instituições interessadas no tema da infância, como a OMEP - Organização Mundial para Educação Pré-Escolar, a UFMS, Casa das Cinco Pedrinhas, Casa de Ensaio, Cia das Artes, Ponto de Cultura Curumins da Mata, Circo do Mato, ISMAC - Instituto Sul-mato-grossensse para cegos, Instituto de Permacultura do Centro Oeste, PUC-Rio, entre outros.

Permeado por brincadeiras que despertou a criança de cada um dos presentes, o Encontro trouxe um vasto repertório que valoriza a brincadeira e a cultura popular na educação e promove a preservação das memórias da infância no Brasil.

O acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Henrique Ghizzi, afirma que voltou a ser criança e que esse despertar o trouxe muitas memórias que hoje em dia estão esquecidas. “As brincadeiras mesmo que simples, trazem um despertar mágico para este universo da infância. Não tenho filhos ainda, mas o futuro da humanidade esta na próxima geração e com certeza, esse cuidado é eficaz para esta prática da cultura da infância”, concretiza.

O evento de formação acontecerá mensalmente trazendo sempre novos convidados de diferentes áreas da arte e da educação do Brasil. O grupo propõe pesquisas e intercâmbios que serão a base para os trabalhos de arte educação desenvolvidos diretamente com crianças dentro e fora do Espaço Imaginário.

Conheça nosso espaço, agende sua visita pelo telefone (67) 3326.5525 ou mande-nos um email espacoimaginario@gmail.com

EQUIPE ESPAÇO IMAGINÁRIO

www.espacoimaginario.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Espaço Imaginário realiza bate papo sobre vivência da criança neste sábado



Espaço Imaginário realiza bate papo sobre vivência da criança neste sábado

Acontece no próximo sábado (26/02), a partir das 10 horas, a primeira edição do “Família Entra na Roda” do Espaço Imaginário. O evento é destinado aos pais, familiares, arte-educadores e interessados em discutir a vivência da criança contemporânea.

O “Família Entra na Roda” será intermediado pela psicóloga Cristina Rosa, que trará para os interessados, uma reflexão sobre as nossas crianças e as relações que estabelecemos com nossos filhos. Um espaço de debate, troca e partilha sobre essa convivência, além de muita brincadeira.

“Pretendemos dar continuidade a este momento, realizando este encontro uma vez por mês, possibilitando a troca de experiências nas mais diversas temáticas”, explica Lia Mattos, responsável pelo Espaço. Além do bate papo informal, a primeira edição do encontro pretende incentivar a investigação da cultura infantil, trazendo este resgate a tona e fomentando o intercâmbio de experiências entre as famílias.

Os interessados em participar do Família Entra na Roda devem encaminhar um email para espacoimaginario@gmail.com com os seguintes dados preenchidos:

NOME:

TELEFONE:

EMAIL:

FILHOS:

IDADE:

SERVIÇO – 1º Família Entra na Roda do Espaço Imaginário. Das 10h às 12h na sede localizada na Rua Ingazeira, nº 190 – Vivendas do Bosque. Inscrições gratuitas. Mais informações pelo telefone (67) 3326.5525 – falar com Simone.

Carol Alencar

(67) 9947-6361

Assessoria de Comunicação

Espaço Imaginário

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Assessoria/Espaço Imaginário

Matéria publicada no Jornal O Estado de MS na edição do dia 12/02/2011.
Agradecimento a reporter Naiane Mesquita e a editora Kátia Kuratone.

Matéria publicada no Jornal Correio do Estado na edição do dia 16/02/2011. Agradecimento em especial ao repórter Thiago Andrade e a editora Cristina Medeiros.

Sites de notícias que publicaram matérias sobre o 1º Ciclo de Encontro - A Natureza da Criança do Espaço Imaginário

-> MS NOTÍCIAS
- > CADERNO B
-> MS NOTÍCIAS - Lydia Hortélio ministra palestra gratuita
-> GIRA SOLIDÁRIO

Assessoria de Comunicação - Espaço Imaginário

Ciclo de Encontros “A natureza da criança” traz para Campo Grande brincantes e pesquisadores da Infância Brasileira

O Centro de Cultura da infância Espaço Imaginário promove encontro para pais, educadores e artistas

Lydia Hortélio é uma das palestrantes convidadas para realçar importância da cultura infantil na sociedade

O respeito à essência da Criança deveria ser prioridade para o ser humano ‘adulto’. É na infância que ele absorve toda a energia eficaz que transcende o decorrer de sua vida, e é nesta época que a criança vivencia durante as brincadeiras e fazeres artísticos todos os sentimentos, pensamentos e atitudes que permitem uma infância saudável e feliz. Como consequência destas experiências, acontece a construção da estrutura emocional, cognitiva bem como a consciência da identidade cultural de cada uma, fundamentais para as próximas fases da vida.

Esses gostos, desejos e vontades serão tema do 1º Ciclo de Encontros – A Natureza da Criança - promovido pelo Espaço Imaginário, que acontece entre os dias 18, 19 e 20 de fevereiro em Campo Grande.

O Ciclo de Encontros - A Natureza da Criança – traz para Campo Grande um grupo de educadores, artistas e pesquisadores da Infância que vêm há muitos anos inspirando novas maneiras de ver a educação no Brasil, baseadas no tempo livre, no contato com a natureza e com a arte, na relação em grupo, na criatividade, nas brincadeiras e na valorização da cultura regional. “A proposta central do encontro é integrar diferentes esferas da sociedade com o objetivo de promover a pesquisa, a reflexão, o intercâmbio e a multiplicação da Cultura da Infância em Mato Grosso do Sul”, afirma um dos responsáveis pelo, Alexandre Basso.

Dentre os educadores responsáveis pelas palestras encontram-se a especialista na Cultura da Infância Brasileira, Lydia Hortélio (BA), a pesquisadora especialista em música, brinquedos e histórias tradicionais da Cultura Infantil Lucilene Silva (SP) e o oficineiro Adelsin (MG), que tem grande experiência em invenção de brinquedos. O encontro focalizará na música da infância e brincadeiras infantis, que são temas importantes para a grade curricular de educadores e também para os pais.

ESPAÇO IMAGINÁRIO

O Espaço Imaginário é um lugar reservado para crianças campo-grandenses ousarem nas brincadeiras e imaginação. Além de brincar muito com a natureza, a ‘criançada’ poderá aprender mais sobre a cultura brasileira através de oficinas de música, artes visuais, circo, teatro, tecnologias criativas, saúde e cultura da infância. Um Centro de Cultura com o foco principal na pesquisa e vivência da criança, propondo atividades que integram um movimento pela infância no Brasil, trazendo essa realidade para o Estado de MS.

Segundo a educadora e também responsável pelo Espaço, Lia Mattos, local irá propor a convivência dessa criança com a sua essência criativa e saudável, trazendo através de oficinas lúdicas, o real do ser criança. “Vamos por em prática tudo aquilo que pesquisamos em diferentes regiões do Brasil e do mundo e oferecer uma estrutura consistente que reúne pensadores, educadores e artistas regionais para trabalhar os desejos das crianças de MS”, revela.

O Espaço Imaginário funciona no sistema de tempo livre, em horários alternativos à escola. Os pais podem escolher o período mais adequado para os filhos aproveitarem a magia das brincadeiras da infância e conviver com diferentes linguagens artísticas.

Por ser um local de integração com a natureza e arte os horários de funcionamento das atividades são flexíveis, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Nos finais de semana acontecem programações culturais diversificadas. Podem participar crianças de 3 a 15 anos que serão acompanhadas por arte educadores, monitores e brincantes.

OFICINAS

Na linha de frente das oficinas estão artistas regionais, empenhados em trabalhar a educação infantil em sua melhor conexão com a imaginação da criança. Na oficina Musicalização Infantil, o educador e músico Jonas Feliz irá trabalhar com as crianças atividades lúdicas envolvendo a pesquisa de materiais sonoros, criação e construção de instrumentos, audições, gravações periódicas entre outras que desempenhem a função. Já a artista plástica Neska Brasil irá propor uma forma mágica de se lidar com técnicas artísticas e de todo contexto da história da arte universal, priorizando a cultura brasileira.

No palco livre do Espaço Imaginário, a artista educadora Ramona Rodrigues trabalhará através de jogos, brincadeiras e exercícios cênicos o interesse da criança com a concentração, o raciocínio, a investigação, a criatividade e potencial expressivo dentro da magia do teatro. Aline Duenha ficará com a parte de expressividade corporal e arte circense infantil, aplicando exercícios típicos e trabalhando a musculatura e equilíbrio das crianças.

Para mantermos a realidade da criança com o seu universo lúdico, o cineasta Alexandre Basso e arte educadora Lia Mattos ministrarão oficinas de Uso Criativo das Tecnologias, que tem como função propor as crianças as diferentes etapas de criação, produção e execução de vídeos e imagens. A fotografia, o cinema, a TV, o rádio e a internet são ferramentas fundamentais dessa oficina. A rádio e a TV WEB, as mostras de cinema infantil, a documentação artística das atividades e a criação coletiva das linguagens serão utilizadas pelas crianças dentro do programa da oficina.

Vale lembrar que o meio ambiente e ecologia são temas imprescindíveis no Espaço Imaginário. Os arte-educadores Adriana Galbiati, Sabine Borges e Fernando Martins serão linha de frente nesta oficina, que tem como objetivo incentivar o contato da criança com o universo da fauna e flora brasileira, principalmente de como lidar com o cerrado pantaneiro. A criação coletiva de uma agrofloresta, baseada nos princípios da permacultura, permite experimentar técnicas auto-sustentáveis de utilização e transformação dos recursos naturais, além de criar um espaço lúdico para brincadeiras, acampamentos, piqueniques e outras aventuras na natureza.

As inscrições para o 1º Ciclo de Encontros – A Natureza da Criança custam R$120 até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas através do site www.espacoimaginario.com ou na sede do Espaço que fica na Rua Ingazeira, nº 190 – Bairro Vivendas do Bosque. Mais informações pelo telefone (67) 3326-5525.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Blog Lauren Cury

Olá pessoal!
Recomendo e indico o blog da multi Lauren...
Essa tem estilo, tem artes, tem moda, tem bom gosto e tem música!!!
Perfect!
Segue o blog - http://laurencury.eai.fm/
Entrem e Faça a Festa!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Exposição Monique Merlone

domingo, 6 de fevereiro de 2011