sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Temporada do Chapéu, só elogio na edição 2012.



Por Carol Alencar

         Quem esteve nos principais locais da cidade essa semana foi pego de surpresa por diferentes apresentações de arte. Na rodoviária antiga, na feira central, na Orla Morena, nas praças e parques da cidade, no camelódromo, no famoso calçadão da Barão e por ai vai. A terceiraTemporada do Chapéu chegou e fincou com todas as forças amantes da arte de rua e da cultura urbana na semana especial de aniversário da nossa Cidade Morena.

         “Está muito lindo de ver, as pessoas parando e aplaudindo as apresentações. Isso é demais de gratificante”, exaltou o diretor do Teatro Imaginário Maracangalha, Fernando Cruz. Ele é um dos idealizadores do ‘projeto’ Temporada do Chapéu e tem contribuição ativa com a arte pública de Campo Grande.

         Todos sabem que o teatro de rua é sem dúvida um espetáculo aberto, e que expressa com precisão, a sua natural essência, que é nada mais que fazer teatro com o povo e não para o povo, além de revelar o cotidiano, expor e protestar os enigmas do dia a dia. “A arte privada limita o acesso da população. Nosso papel em levantar essa bandeira da arte de rua é justamente tornar a arte acessível a todos”, indaga Cruz.

         Sem apoio algum, o ‘projeto’ Temporada do Chapéu sobrevive com colaboradores, amantes da arte e cultura e amigos que admiram e acreditam no teatro. “É de se espantar um evento como este, totalmente independente, assim, lotado”, revela Fernanda Glicéria, estudante do ensino médio e amante da arte e cultura. O interesse do público que é pego de surpresa e é cativado pelo teatro de rua é sem dúvida um avanço, mas que caminhada desde nossa ancestralidade, como diz o diretor. “A arte de rua é ancestral. Desde sua natureza ela aborda o público nas praças, ruas e é feita com o cenário e personagens do momento, da rua. Trazer isso a tona, para Campo Grande é divino, porque nossa Capital necessita disso”.


         O Teatro Imaginário Maracangalha completa seis anos de ativa no dia 25 de agosto. Coincidentemente no dia de São Genésio, que é o santo protetor de atores e músicos (artistas). Como o forte do grupo é especializado em ‘cortejos’ e arte pública, neste dia, haverá o cortejo especial de aniversário que sairá do Bar do Zé Carioca (ao lado da Feira Central) e seguirá pela Rua 14 de Julho até a Casa Vai ou Racha, que fica na Praça Julio Lugo (entre o Comper São Francisco e a Igreja São Francisco).

         Traga sua fantasia, seu humor, sua alegria, sua vontade de comemorar a arte e pregar a arte de rua para o cortejo. A programação você encontra aqui> http://brasacomunicacao.wordpress.com/2012/08/16/imaginario-maracangalha-comemora-3a-temporada-do-chapeu-na-proxima-semana/

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore..