quarta-feira, 25 de março de 2009

Vanguart, todos seus amigos querem....


Transportando para o cenário do folk, do rock, do original, do autêntico e do mais importante enlace do verdadeiro músico, do autoral, a dica musical transcende barreiras e abre as portas para a Vanguart.

Atual revelação do cenário brasileiro, os cuiabanos sabem agradar o público romântico e alternativo que declaram publicamente a paixão pelo folk-rock dos meninos mato-grossenses.

Cuiabá se porta com classe perante as bandas alternativas que lá surgem e sustentam o cenário autoral. Grandes referências e muito apoio de produtores locais dão suporte para que o trabalho criativo e o “pensar” de músicos seja divulgado nas mídias especializadas. É o caso do Espaço Cubo, que possibilita aos artistas, oportunidades de crescimento e de reconhecimento. O investimento é basicamente na distribuição de idéias e propostas destes artistas para o público especializado, ou seja, o mundo afora.

A identidade cultural e a busca por políticas públicas com fins culturais, do Espaço Cubo, fez com que a Vanguart se destacasse no cenário autoral dando assim, mais credibilidade para aqueles que acreditam numa mudança de inovação cultural.

Do mundo interno do vocalista Hélio Flanders para a união de Douglas Godoy, Luiz Lazzaroto, Reginaldo Lincoln e David Dafré, formou-se em meados de 2004 a Vanguart. E, dos festivais independentes, se alastraram para os palcos de várias cidades brasileiras.

Influências de Bob Dylan, Beatles, Neil Young, Nick Drake auxiliaram os meninos de 20 e poucos anos, na composição e nos arranjos das letras contagiantes como: Semáforo, Cachaça, Dolores, Para Abrir os Olhos e composições em inglês e espanhol.

A mistificação uniu a sonoridade transcendental do real imaginário, ou do surreal, como queira distinguir. A questão metafísica da Vanguart se propõe em alucinações que são explícitas em suas canções. “Todos meu amigos querem morrer”, nos eleva a repensar ações que de fato, alucina, mas reflete no modo de vida que levamos e seguimos.

Com um cd gravado e intitulado Vanguart, os conterrâneos exploraram ao máximo as facilidades tecnológicas que o mundo nos proporcionou. A internet foi um meio mais que fundamental na vida destes meus amigos. Com dois eps lançados de forma independente, Vanguart trouxe para as o mercado musical um outro olhar de que o independente e o autoral é possível.

A música faz parte da vida de todo mundo, este meio é muito amplo, no entanto, Vanguart eleva o foco principal de resgatar a importância de consolidar uma identidade musical através da composição própria.

Para os “vanguartianos” e amantes do rock independente, uma boa levada de “Cachaça” ou de crenças em aviões podem sim, revolucionar o ouvidos da sociedade globalizada. Não se prender em mesmices e modismo são ações para raros. Seja um raro, mas não seja egoísta, multiplique e transforme que essa raridade vale ouro “pras” futuras gerações.


Vanguart -> http://www.vanguart.com.br/
Carol Alencar

Clipe Oficial Multishow -http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM985050-7822-EXCLUSIVO+VANGUART+TOCANDO+SEMAFORO+NO+MULTISHOW+REGISTRO,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore..